Transtorno do Espectro Autista
Começar algo novo nem sempre é fácil. Por isso, preparamos especialmente para você, um e-book com informações médicas detalhadas sobre o TEA, e como os tratamentos com Cannabis podem ser uma importante ferramenta terapêutica para maximizar sua saúde e bem-estar.
O que é a o TEA?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que começa a ser percebido durante a primeira infância.
O TEA se manifesta de diferentes maneiras em cada paciente, pode-se observar desenvolvimento atípico, possíveis déficits na comunicação, sensibilidade sensorial, certa dificuldade na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e apresentação de hiper foco.
Qual o papel do sistema endocanabinoide (SEC) em nosso corpo?
O SEC tem um importante papel em nosso corpo: ele é responsável pela regulação de diversas manifestações comportamentais, ações metabólicas e tem função de nos trazer equilíbrio, a chamada homeostase.
Com o sistema endocanabinoide saudável, temos maior chance de:
- Controlar o estresse
- Aumentar motivação
- Controlar a dor
- Melhorar o foco e criatividade
- Melhorar a coordenação motora
- Promover a neuroproteção (proteção de nossos
neurônios) e a plasticidade neural - Melhorar a insônia e qualidade do sono
- Regular o apetite
- Entre outros benefícios
Nosso corpo também produz endocanabinoides, os mais famosos são chamados Anandamina e 2AG.
Quando você não produz essas substâncias em nível suficiente, pode-se entrar com uma suplementação com os fitocabinoides, as substâncias presentes na Cannabis.

Qual é o papel do tratamento à base de cannabis nos transtornos de espectro autista:
As substâncias da Cannabis, os fitocanabinoides, possuem propriedades antiinflamatorias, antioxidantes e neuro protetoras, que auxiliam o bom funcionamento do nosso corpo.
Alguns estudos, ainda em andamento, indicam que o tônus do nosso sistema endocanabinoide (SEC) e a redução da liberação da anandamina, -palmiletanolamina e n-oleoetanolamina podem estar envolvidos na fisiologia do TEA.
Benefícios do tratamento à base de Cannabis:
Em casos em que se faz necessário o uso de medicamentos, o tratamento fica restrito ao uso de antipsicóticos, antidepressivos e psicoestimulantes que muitas das vezes trazem efeitos colaterais indesejáveis, principalmente em crianças.
Os tratamentos à base de Cannabis, somados a tratamentos multidisciplinares, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricidade relacional, orientação nutricional, musicoterapia, arteterapia, equoterapia, entre outras, podem auxiliar a:
- Reduzir os sistomas de ansiedade
- Reduzir a irritabilidade
- Melhorar o padrão do sono
- Reduzir a hiperatividade
- Reduzir a sensibilidade sensorial