Retratada em filmes como O primeiro da classe (2008) e A menina no país das maravilhas (2009), a Síndrome de Gilles de La Tourette foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Itard, ao relatar o caso de uma nobre francesa que tinha tiques corporais desde os sete anos de idade.
Já imaginou o tamanho do impacto, as dificuldades e a variedade de problemas emocionais impostos por esse e outros sintomas (exatamente, os tiques não são o único) à vida não apenas dos portadores da doença mas também de seus familiares?
Felizmente, contudo, relatos recentes sugerem que o uso de Tetra-hidrocanabinol (THC) pode reduzir tiques e diversas outras alterações de comportamento causadas pela Síndrome de Tourette. Quer saber mais? Então, vem com a gente!
O que é a Síndrome de Tourette?
Caracterizada principalmente por ações motoras ou vocais involuntárias, que ocorrem com frequência e intensidade variadas, a síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que pode surgir associado ao TDAH, distúrbios de aprendizagem ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
De causas ainda desconhecidas, em cerca de 80% dos casos as manifestações iniciais podem incluir tiques associados a piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face e balançar a cabeça, além de movimentos mais complexos, que parecem propositais, como tocar a ponta do nariz ou as sobrancelhas ou até bater em objetos próximos.
Apesar disso, e embora menos frequentes, os sintomas que a tornaram a Síndrome de Tourette mais conhecida são a coprolalia, a copropraxia e a ecolalia. Ou seja, o uso involuntário de palavras (muitas vezes aleatórias e fora de contexto), a realização de gestos obscenos seguidos ou não por palavrões, e a repetição de palavras ou frases ditas por outras pessoas.
Com tantos sintomas incômodos, não é raro que seus portadores desenvolvam ainda, em paralelo, comorbidades como estresse, ansiedade e depressão, podendo evoluir para sentimentos de fobia social, por exemplo.
Tratamentos para a Síndrome de Tourette
Infelizmente a síndrome de Tourette ainda não tem cura e, apesar de já existirem terapias medicamentosas capazes de amenizar seus sintomas (algumas à base de antipsicóticos, topiramato e inibidores adrenérgicos) os tratamentos atuais tendem a causar efeitos colaterais bastante indesejados.
A novidade, porém, é que um estudo alemão super recente, publicado agora em 2022, constatou que o uso diário do canabinóide THC, em dose única (até 10mg/dia), foi capaz de promover melhora significativa nos tiques e nos comportamentos obsessivos-compulsivos dos pacientes tratados, sem efeitos adversos sérios.
Tudo isso só confirma resultados positivos anteriores, contribuindo para desmistificar ideias levantadas anteriormente sobre a eficácia e a segurança do tratamento.
Segundo um estudo publicado pelo Departamento de Clínica Psiquiatria e Psicoterapia da Escola Médica de Hannover, por exemplo, em 2003, pacientes que sofrem de síndrome de Tourette e se tratam com THC não apresentam déficits cognitivos agudos ou em longo prazo, como alguns haviam suposto inicialmente.
Outro estudo, publicado no The Journal Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences em 2017, avaliou a tolerabilidade e eficácia da cannabis em 19 adultos portadores da doença. Os sintomas relacionados aos tiques tiveram redução de 60% e 18 dos 19 participantes ainda tiveram melhoras globais significativas.
Estudos mais longos e aprofundados ainda são necessários, claro, mas essa pequena amostra já sugere que o tratamento com THC em dose única pode ser efetivo e seguro no tratamento de tiques e comportamentos obsessivos-compulsivos na Síndrome de Tourette.
Fontes:
Müller-Vahl KR, Schneider U, Koblenz A, Jöbges M, Kolbe H, Daldrup T, Emrich HM. Treatment of Tourette’s syndrome with Delta 9-tetrahydrocannabinol (THC): a randomized crossover trial. Pharmacopsychiatry. 2002 Mar;35(2):57-61. doi: 10.1055/s-2002-25028. PMID: 11951146.
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sindrome-de-tourette
https://amame.org.br/cannabis/sindrome-de-tourette/#:~:text=O%20THC%20%C3%A9%20recomendado%20para,como%20poss%C3%ADvel%20solu%C3%A7%C3%A3o%20%5B1%5D.
https://www.nature.com/articles/1300047
https://wecann.academy/tratamento-para-sindrome-de-tourette/