Agende sua consulta a partir de R$150,00

logomarca cannacare

O THC no tratamento de Síndrome de Tourette

Sumário

Retratada em filmes como O primeiro da classe (2008) e A menina no país das maravilhas (2009), a Síndrome de Gilles de La Tourette foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Itard, ao relatar o caso de uma nobre francesa que tinha tiques corporais desde os sete anos de idade.

Já imaginou o tamanho do impacto, as dificuldades e a variedade de problemas emocionais impostos por esse e outros sintomas (exatamente, os tiques não são o único) à vida não apenas dos portadores da doença mas também de seus familiares?

Felizmente, contudo, relatos recentes sugerem que o uso de Tetra-hidrocanabinol (THC) pode reduzir tiques e diversas outras alterações de comportamento causadas pela Síndrome de Tourette. Quer saber mais? Então, vem com a gente!

O que é a Síndrome de Tourette?

Caracterizada principalmente por ações motoras ou vocais involuntárias, que ocorrem com frequência e intensidade variadas, a síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que pode surgir associado ao TDAH, distúrbios de aprendizagem ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

De causas ainda desconhecidas, em cerca de 80% dos casos as manifestações iniciais podem incluir tiques associados a piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face e balançar a cabeça, além de movimentos mais complexos, que parecem propositais, como tocar a ponta do nariz ou as sobrancelhas ou até bater em objetos próximos.

Apesar disso, e embora menos frequentes, os sintomas que a tornaram a Síndrome de Tourette mais conhecida são a coprolalia, a copropraxia e a ecolalia. Ou seja, o uso involuntário de palavras (muitas vezes aleatórias e fora de contexto), a realização de gestos obscenos seguidos ou não por palavrões, e a repetição de palavras ou frases ditas por outras pessoas.

Com tantos sintomas incômodos, não é raro que seus portadores desenvolvam ainda, em paralelo, comorbidades como estresse, ansiedade e depressão, podendo evoluir para sentimentos de fobia social, por exemplo.

Tratamentos para a Síndrome de Tourette

Infelizmente a síndrome de Tourette ainda não tem cura e, apesar de já existirem terapias medicamentosas capazes de amenizar seus sintomas (algumas à base de antipsicóticos, topiramato e inibidores adrenérgicos) os tratamentos atuais tendem a causar efeitos colaterais bastante indesejados.

A novidade, porém, é que um estudo alemão super recente, publicado agora em 2022, constatou que o uso diário do canabinóide THC, em dose única (até 10mg/dia), foi capaz de promover melhora significativa nos tiques e nos comportamentos obsessivos-compulsivos dos pacientes tratados, sem efeitos adversos sérios.

Tudo isso só confirma resultados positivos anteriores, contribuindo para desmistificar ideias levantadas anteriormente sobre a eficácia e a segurança do tratamento.

Segundo um estudo publicado pelo Departamento de Clínica Psiquiatria e Psicoterapia da Escola Médica de Hannover, por exemplo, em 2003, pacientes que sofrem de síndrome de Tourette e se tratam com THC não apresentam déficits cognitivos agudos ou em longo prazo, como alguns haviam suposto inicialmente.

Outro estudo, publicado no The Journal Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences em 2017, avaliou a tolerabilidade e eficácia da cannabis em 19 adultos portadores da doença. Os sintomas relacionados aos tiques tiveram redução de 60% e 18 dos 19 participantes ainda tiveram melhoras globais significativas.

Estudos mais longos e aprofundados ainda são necessários, claro, mas essa pequena amostra já sugere que o tratamento com THC em dose única pode ser efetivo e seguro no tratamento de tiques e comportamentos obsessivos-compulsivos na Síndrome de Tourette.

Fontes:

Müller-Vahl KR, Schneider U, Koblenz A, Jöbges M, Kolbe H, Daldrup T, Emrich HM. Treatment of Tourette’s syndrome with Delta 9-tetrahydrocannabinol (THC): a randomized crossover trial. Pharmacopsychiatry. 2002 Mar;35(2):57-61. doi: 10.1055/s-2002-25028. PMID: 11951146.

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sindrome-de-tourette
https://amame.org.br/cannabis/sindrome-de-tourette/#:~:text=O%20THC%20%C3%A9%20recomendado%20para,como%20poss%C3%ADvel%20solu%C3%A7%C3%A3o%20%5B1%5D.

https://www.nature.com/articles/1300047

https://wecann.academy/tratamento-para-sindrome-de-tourette/

Texto escrito por Alisson Luiz Dias

Revisão médica:

Dr. Sérgio Rayol – CRM SP 165458

Diretor médico na CannaCare.

Médico pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Santa Marcelina e em Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Curso de Medicina Paliativa no Instituto Pallium (Buenos Aires). Curso de Medicina Cannabinoide pela WeCann Academy

Fale com um especialista