Doença de Parkinson
O tratamento da doença de Parkinson gera muitas dúvidas para o paciente, familiares e cuidadores.
Sabemos que cuidar é uma tarefa importante e cheia de responsabilidade.
Por isso, preparamos especialmente para você, um e-book com informações médicas detalhadas sobre a doença de Parkinson e como o tratamento com a Cannabis pode ser uma ferramenta para trazer mais qualidade de vida e bemestar para o paciente
O que é a doença de Parkinson?
O mal de Parkinson é a doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo. Ela gera estresse oxidativo, neuroinflamação e, por fim, morte celular dos neurônios.
A perda progressiva de neurônios leva a tremores, rigidez corporal, crises de ansiedade, insônia e perda das funções cognitivas, prejudicando a qualidade de vida e a execução de tarefas do nosso cotidiano
Qual o papel do sistema endocanabinoide (SEC) em nosso corpo?
O SEC tem um importante papel em nosso corpo: ele é responsável pela regulação de diversas manifestações comportamentais, ações metabólicas e tem função de nos trazer equilíbrio, a chamada homeostase.
Com o sistema endocanabinoide saudável, temos maior chance de:
- Controlar o estresse
- Aumentar motivação
- Controlar a dor
- Melhorar o foco e criatividade
- Melhorar a coordenação motora
- Promover a neuroproteção (proteção de nossos
neurônios) e a plasticidade neural - Melhorar a insônia e qualidade do sono
- Regular o apetite
- Entre outros benefícios
Nosso corpo também produz endocanabinoides, os mais famosos são chamados Anandamina e 2AG.
Quando você não produz essas substâncias em nível suficiente, pode-se entrar com uma suplementação com os fitocabinoides, as substâncias presentes na Cannabis.

Qual o papel do tratamento à base de Cannabis para a doença de Parkinson?
A doença de Parkinson não tem cura, portanto, seu tratamento tem como objetivo a diminuição dos sintomas da doença e melhora da qualidade de vida do paciente.
O sistema endocanabinoide está presente em todo o nosso corpo e tem um importante papel em nosso sistema nervoso central, justamente onde a doença de Parkinson acontece.
Nos pacientes com Parkinson, o Sistema Endocanabionoide (SEC) é comprometido. Assim, com a suplementação com substâncias da Cannabis, os fitocanabinoides, é possível promover mais proteção neurológica e reduzir a progressão da doença, além de aliviar os sintomas já instalados.
Benefícios do tratamento à base de Cannabis:
Por não haver cura, o tratamento com Cannabis tem função paliativa para o Parkinson e deve estar sempre associada ao tratamento alopático tradicional e atividades multidisciplinares como a fisioterapia.
O tratamento tem como objetivo:
- Reduzir a neuro inflamação do cérebro
- Reduzir os sintomas da dor
- Reduzir tremores e rigidez corporal
- Reduzir a discinesia (movimentos
corporais involuntários) - Trazer melhora de qualidade de vida para o paciente