Agende sua consulta a partir de R$150,00

logomarca cannacare

Epilepsia

Começar algo novo nem sempre é fácil. Por isso, preparamos especialmente para você, um e-book com informações médicas detalhadas sobre a epilepsia, e como os tratamentos com Cannabis podem ser uma importante ferramenta terapêutica para maximizar sua saúde e bem-estar

O que é a epilepsia?

Epilepsia é uma doença que se expressa em convulsões com abalos musculares visíveis ou não, com ou sem perda de consciência. 

É causada por alterações bioelétricas nas transmissões sinápticas pelo aumento da atividade excitatória, ou diminuição da atividade inibitória, ou ambos, de forma recorrente. 

A epilepsia tem alta prevalência mundial, chegando a até 2% da população. Pode ter origem infecciosa, congênita, tumoral, vascular, degenerativa, traumática e, em muitos casos, não ter uma causa identificável.

Qual o papel do sistema endocanabinoide (SEC) em nosso corpo?

O SEC tem um importante papel em nosso corpo: ele é responsável pela regulação de diversas manifestações comportamentais, ações metabólicas e tem função de nos trazer equilíbrio, a chamada homeostase.
Com o sistema endocanabinoide saudável, temos maior chance de:

  • Controlar o estresse
  • Aumentar motivação
  • Controlar a dor
  • Melhorar o foco e criatividade
  • Melhorar a coordenação motora
  • Promover a neuroproteção (proteção de nossos
    neurônios) e a plasticidade neural
  • Melhorar a insônia e qualidade do sono
  • Regular o apetite
  • Entre outros benefícios

Nosso corpo também produz endocanabinoides, os mais famosos são chamados Anandamina e 2AG.
Quando você não produz essas substâncias em nível suficiente, pode-se entrar com uma suplementação com os fitocabinoides, as substâncias presentes na Cannabis.

Qual o papel do tratamento à base de Cannabis para epilepsia?

O sistema endocanabinoide (SEC) está presente no nosso sistema nervoso central, representado majoritariamente pelo receptor CB1. Este receptor age na regulação da excitação das ondas bioelétricas cerebrais. Quando há liberação de descargas elétricas de forma desordenada, ocorrem as crises epilépticas. 

As diferentes substâncias da cannabis atuam diretamente no sistema nervoso central do paciente, controlando essas descargas elétricas. Além disso, a “suplementação com a Cannabis” auxilia na produção de substâncias endógenas que também regulam e reduzem a atividade neural patológica. 

A Cannabis possui diversos fitocanabinoides que podem ser utilizados de forma terapêutica para reduzir crises epiléticas. De forma geral, os diferentes componentes da Cannabis têm efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios. 

O CBD tem efeito anticonvulsivante importante, no entanto, o THC, em doses reduzidas, também pode ajudar no controle convulsivo

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Os tratamentos com Cannabis podem:

  • Reduzir crises convulsivas em sua quantidade e
    também em intensidade
  • Reduzir doses de outras medicações e até suspensão
    de alguma delas por completo, proporcionando menos
    sobrecarga no fígado e redução dos efeitos colaterais
    das medicações alopáticas (ex.: perda cognitiva,
    sonolência)
  • Melhorar a qualidade de vida do paciente

Baixe o a versão offline deste e-book completo

Fale com um especialista