Agende sua consulta a partir de R$150,00

logomarca cannacare

Afinal, o que é o sistema Endocanabinóide?

frascos recebendo um líquido

Sumário

Você já pensou em como seu corpo se mantém regulado, quando se trata de processos biológicos? Quando paramos para pensar em todos os processos do corpo humano, percebemos como ele é complexo e como existem diversos mecanismos para ele se manter em equilíbrio. 

Um desses mecanismos é o Sistema Endocanabinóide, que age em diferentes partes do corpo, comunicando respostas imunológicas, neurais e efetuando sinalizações celulares, gerando bem-estar e saúde. 

Esse sistema foi descoberto nos anos 90, por Raphael Mechoulam, conhecido como o pai das descobertas terapêuticas sobre Cannabis. 

De forma bem simples, podemos dizer que seu funcionamento é semelhante ao funcionamento do sistema hormonal, tireoidianos, pancreáticos, suprarrenais entre outros no nosso corpo. 

Principais funções do Sistema Endocanabinóide

A sua principal função é a homeostase, ou seja, manter o equilíbrio interno do nosso corpo. 

O sistema faz a comunicação dos nossos sistemas metabólicos, endócrino e nervoso, além dos tecidos imunológicos. Também atua como regulador de reações fisiológicas, como apetite, percepção da dor, inflamações, humor, energia e muito mais. 

Como funciona?

Imagine que temos no nosso corpo um sistema de chave e fechadura. 

Ou seja, temos algumas chaves que são capazes de abrir certas fechaduras, e outras não. 

As substâncias presentem na Cannabis atuam diretamente no SEC, e são capazes de estimular esse sistema presente em nosso corpo. 

É simples! Imagine que temos uma chave, a Cannabis se encaixa de forma perfeita para estimular esses receptores. 

Com esse mecanismo a cannabis vira uma aliada e uma ferramenta terapêutica para uma série de condições de saúde. 

Temos  receptores canabinóides (CB1 e CB2) que são encontrados em todos os nossos órgãos e nos diferentes sistemas do corpo. 

Logo, as substâncias canabinóides têm potencial de influenciar todos os processos fisiológicos e patológicos de nosso organismo 

Texto escrito por Alisson Luiz Dias

Revisão médica:

Dr. Sérgio Rayol – CRM SP 165458

Diretor médico na CannaCare.

Médico pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Santa Marcelina e em Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Curso de Medicina Paliativa no Instituto Pallium (Buenos Aires). Curso de Medicina Cannabinoide pela WeCann Academy

Fale com um especialista