Você já pensou em como seu corpo se mantém regulado, quando se trata de processos biológicos? Quando paramos para pensar em todos os processos do corpo humano, percebemos como ele é complexo e como existem diversos mecanismos para ele se manter em equilíbrio.
Um desses mecanismos é o Sistema Endocanabinóide, que age em diferentes partes do corpo, comunicando respostas imunológicas, neurais e efetuando sinalizações celulares, gerando bem-estar e saúde.
Esse sistema foi descoberto nos anos 90, por Raphael Mechoulam, conhecido como o pai das descobertas terapêuticas sobre Cannabis.
De forma bem simples, podemos dizer que seu funcionamento é semelhante ao funcionamento do sistema hormonal, tireoidianos, pancreáticos, suprarrenais entre outros no nosso corpo.
Principais funções do Sistema Endocanabinóide
A sua principal função é a homeostase, ou seja, manter o equilíbrio interno do nosso corpo.
O sistema faz a comunicação dos nossos sistemas metabólicos, endócrino e nervoso, além dos tecidos imunológicos. Também atua como regulador de reações fisiológicas, como apetite, percepção da dor, inflamações, humor, energia e muito mais.
Como funciona?
Imagine que temos no nosso corpo um sistema de chave e fechadura.
Ou seja, temos algumas chaves que são capazes de abrir certas fechaduras, e outras não.
As substâncias presentem na Cannabis atuam diretamente no SEC, e são capazes de estimular esse sistema presente em nosso corpo.
É simples! Imagine que temos uma chave, a Cannabis se encaixa de forma perfeita para estimular esses receptores.
Com esse mecanismo a cannabis vira uma aliada e uma ferramenta terapêutica para uma série de condições de saúde.
Temos receptores canabinóides (CB1 e CB2) que são encontrados em todos os nossos órgãos e nos diferentes sistemas do corpo.
Logo, as substâncias canabinóides têm potencial de influenciar todos os processos fisiológicos e patológicos de nosso organismo